O CINEMA MAIS ANTIGO DO BRASIL EM FUNCIONAMENTO

Talvez o cinema mais antigo em funcionamento do mundo

O Cine Olympia no município de Belém, fundado 1912 pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, donos do Grande Hotel e do Palace Theatre (na mesma área). 

 Após seu fechamento em 2006, a prefeitura municipal resolveu compra-lo atendendo aos apelos da sociedade que compareceu em massa à sessão de despedida, assinando um contrato com o proprietário da casa para mantê-la como espaço cultural.


UM POUCO DE HISTÓRIA:

 Em 1912 época da Belle Époque (era dourada) que iluminava a capital paraense com a cultura européia nos trópicos, tinha como seus principais pilares as belas construções e conjuntos arquitetônicos aonde a intelectualidade se manifestava. Um dos locais mais ‘badalados’ era o Theatro da Paz e o Grand Hotel. Mas ao lado, tinha ainda um belo cinema completando o quadro. 

 Com a influência da arquitetura Art Deco, o Cine Olympia foi inaugurado durante o governo de Antônio Lemos e era ponto de encontro, aonde o luxo e o requinte do espaço combinavam com a sofisticação da sociedade paraense atual. Era um período rico em diversos aspectos, e o Cinema Olympia projetava sonhos, filmes de Chaplin, Greta Garbo e Rodolfo Valentino enquanto as damas e cavalheiros se encontravam pelos corredores usando seus melhores trajes.

 O cine ameaçou chegar ao fim com a chegada de seu centenário. Com inúmeras dificuldades, quase fecha as portas em 2006. Protestos de artistas e agitadores culturais fizeram a prefeitura assinar um contrato de locação do espaço que já dura seis anos com uma programação de qualidade que visa formar uma platéia que veja o cinema como arte além de pura diversão.

PATRIMÔNIO HISTÓRICO:

 Especialistas do departamento de patrimônio histórico estão fazendo estudos e pesquisas para verificar se, além de ser a casa de exibição audiovisual mais antigo no país, poderá ser a mais antiga do mundo em funcionamento, o que valeria um registro no livro Guiness Book. O Olympia nunca parou de funcionar, fez apenas alguns intervalos na programação para reformas, como a revisão da cobertura de instalações elétricas e da estrutura hidráulica.
Comentários
0 Comentários

Postar um comentário