AS SETE MARAVILHAS PARAENSES

 Buscando valorizar e divulgar as belezas naturais, arquitetônicas e culturais do estado, o Jornal "O Liberal" (ORM) publicou em dezembro de 2011, a Revista "As 7 Maravilhas do Pará".
As 7 maravilhas do Pará

 As maravilhas foram eleitas pela população em um promovido pelas Organizações Romulo Maiorana (ORM) e a Associação Comercial do Pará (ACP). O resultado da votação, que durou seis meses, foi conhecido na festa da premiação ORM/ACP, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

 Foram 26 sugestões, de identidade paraense, que concorreram em votação popular. Além das 7 escolhidas, outras 3 receberão menção honrosa como destaque:


 Uma oportunidade ao público de contribuir para a conscientização e preservação das referencias que caracterizam o paraense. "Essa iniciativa é de um valor incalculável, porque divulga os pontos turísticos e históricos do Pará, já que, por exemplo, quando se fala de um desses pontos, como a Basílica Santuário de Nazaré, se está falando de toda uma história de vida dos paraenses", presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-PA), Rose Larrat.

CURIOSIDADES DE BELÉM DO PARÁ:
A capital paraense Belém se destacou na economia, arquitetura, cultura e gastronomia em diferentes etapas da história. separamos uma lista com fatos e curiosidades que marcaram Belém. Confira:
Complexo Feliz Luzitânia: Forte do Castelo e Casa das Onze Janelas. (Foto: João Ramid/ O Liberal)1. Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco em 1616. A cidade tinha como o objetivo proteger a entrada da Amazônia de holandeses, franceses, ingleses e irlandeses. Primeiro acampamento montado em Belém deu origem ao Forte do Castelo.

Mercado do Ver-o-peso é uma das principais atrações de Belém (Foto: Oswaldo Forte / O Liberal)2. Quase tão antigo quanto a capital é o seu principal cartão-postal, o mercado do Ver-o-Peso, fundado há 388 anos e está em plena atividade: Entre os principais produtos vendidos no estão o açaí, produtos hortifruti e o pescado. Segundo o Dieese, são vendidas cerca de 30 toneladas de açaí por ano, 30 toneladas de hortaliças por mês e 15 toneladas de pescado por dia.

Encerramento Festival de Ópera - Theatro da Paz - Belém (Foto: Ingrid Bico/G1)3. No Ciclo da Borracha, entre os séculos XIX e XX, a cidade de Belém teve grande importância comercial, principalmente para o cenário internacional. Neste período foram erguidas construções luxuosas na capital paraense, como o Palácio Lauro Sodré, o Palácio Antônio Lemos e o Theatro da Paz.

  •  
Palácio Antônio Lemos Belém (Foto: Everaldo Nascimento/O Liberal)

4. A arquitetura da capital foi bastante influenciada pela obra do italiano Antônio José Landi, professor de arquitetura em Bolonha radicado em Belém que foi responsável por interferências na igreja da Sé, a igreja do Carmo e o Palácio Antônio Lemos, que abriga a sede da Prefeitura de Belém.

Cidade de Belém vista a partir da Ilha do Combu (Foto: João Ramid/ O Liberal)5. Além da porção continental, Belém é composta por 39 ilhas que, somadas, representam 65% do território de Belém. Nestes locais a principal atividade econômica é a coleta do açaí. Prédios de Belém vistos a partir da Ilha do Combu, uma das 39 que fazem parte do território da cidade.

Ilha do Combu Belém Pará Peixe frito com açaí (Foto: Reprodução/TV Liberal)
6. O açaí consumido em Belém é bastante diferente do que é vendido no resto do Brasil: o vinho da fruta é apreciado pelos paraenses com farinha e peixe frito, camarão ou carne seca. Açaí com peixe frito, prato tradicional do almoço paraense.


Monumento da Cabanagem (Foto: Paula Sampaio/O Liberal)
7.  Belém foi palco de uma das maiores revoluções populares do país: a Cabanagem. Liderados por Antônio Vinagre, os revolucionários chegaram a tomar conta da cidade em 7 janeiro de 1835, quando presidente da província Lobo de Souza foi assassinado na frente do palácio dos governadores.


Papa João Paulo II, em visita a Belém no ano de 1980. (Foto: Carlos Borges/O Liberal)
8. O papa João Paulo II visitou Belém em 1980, onde realizou uma missa a céu aberto. No local foi erguido um monumento em sua homenagem, e a rua foi batizada com seu nome. A antiga Avenida Primeiro de Dezembro foi rebatizada de Avenida João Paulo II.


Círio de Nazaré. Cerca de 2 milhões de pessoas participaram do espetáculo religioso em Belém.  (Foto: Tarso Sarraf/ O Liberal)
 9. Em todo segundo domingo de outubro é celebrada em Belém a procissão do Círio de Nazaré, uma festa católica que reúne mais de 2 milhões de pessoas em um trajeto de 3,6 km pelas ruas da capital paraense. Cerca de 2 milhões de pessoas participam da procissão do Círio de Nazaré em Belém.

Belém foi a sede da primeira igreja da Assembléia de Deus no Brasil, após a chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1910. (Foto: Divulgação)
10. Belém foi a sede da primeira igreja da Assembléia de Deus no Brasil, após a chegada dos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren em 1910. 



Comentários
0 Comentários

Postar um comentário