ANIVERSÁRIO DO VER-O-PESO COM 3 DIAS DE FESTA

 O Complexo do Ver-o-Peso, o maior mercado a céu aberto da América Latina, completa 386 anos. com seus 30 mil metros quadrados de área, onde circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas.

HISTÓRIA:

 Este gigante que é um dos principais cartões-postais do município de Belém, chega ao 386º ano de fundação sendo considerado um dos maiores mercados públicos do país, gerando cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos e injeta cerca de R$ 1,3 milhão por dia na economia local.

 O mercado faz parte de um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende  uma série de construções históricas: Mercado de FerroMercado da Carne, Praça do Relógio, DocaFeira do Açaí, Ladeira do Castelo, Solar da Beira e a Praça do Pescador.

 Localizada às margens da baía do Guajará, o Complexo do Ver-o-Peso foi tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e possui um conjunto de igreja, casas e outras edificações de influência européia.




 O Ver-o-Peso que revela à cidade ao mundo. Maior entreposto comercial da região, sempre foi referência como um centro internacional de compras e consagrou-se como o cartão postal pela beleza, variedade e riqueza de frutos, peixes, temperos e ervas. Inspira poetas, escritores, artistas e até gourmets. E foi candidato a uma das 7 Maravilhas do Brasil.

 Projetado por Henrique La Rocque, teve início no ano de 1899. Toda a estrutura de ferro do Mercado foi trazida da Europa seguindo a tendência francesa de art nouveau da belle époque. 

 A feira foi criada com objetivo de funcionar como entreposto fiscal. O nome do mercado faz referência às chamadas Casas do Haver-o-Peso, projetadas no Brasil, para conferir o peso das mercadorias e cobrar os impostos para a coroa portuguesa. A partir de então foi popularmente denominado lugar de Ver-o-Peso, por onde passava grande parte das mercadorias que entravam ou saíam da Amazônia.

PROGRAMAÇÃO:

 Fogos de artifício, bolo gigante e muita música regional animam a festa. Durante a manhã da quinta-feira (27/03), um espetáculo pirotécnico marca o começo da comemoração do aniversário. A festa começa às 6h e, em seguida segue com uma celebração religiosa: o culto, que une católicos e evagélicos, será celebrado pelo padre Vanildo Paboim e pelo pastor Paulo Queiroz.


 A comemoração inclui ainda shows com atrações regionais e um bolo de 5m, que será servido para os visitantes 9h, além de diversos serviços de cidadania, que serão oferecidos para os visitantes pela Secretaria Municipal de Saúde e pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana, que fará agendamento para o passe especial, carteira de idoso e meia passagem. 

 A programação continua na sexta-feira (28/03), que começará 9h com apresentação do coral da SEMOB no palco central do Ver-o-Peso, seguido da banda da Guarda Municipal. O grupo de carimbó "Trilhas da Amazônia" assume o palco a partir das 12h com músicas e danças regionais. 

 No sábado (29/03), feirantes participam da 5ª edição dos "Jogos do Veropa" aniversário. 06 equipes, batizadas com nomes de iguarias gastronômicas do Pará, irão disputar provas inspiradas na rotina dos feirantes: descamar peixe, apanhar, transportar e debulhar açaí, tirar a polpa do cupuaçu, descascar mandioca e castanha e beber um litro de açaí. As competições acontecerão a partir das 8h e a premiação dos vencedores está prevista para o meio dia. 

 Para encerrar os festejos, haverá show com a banda Pop Show, a partir de 14h. O mercado Inaugurado no dia 27 de Março de 1627.




Comentários
0 Comentários

Postar um comentário